Starflower

domingo, março 27, 2005

Alex Smoke - Incommunicado (Soma, 2005)

Alex Smoke é um nome ainda pouco conheçido no panorama electrónico, sendo este "Incommunicado" o seu primeiro album de originais.
Natural da Escócia, é um musico da nova vaga de produtores que exploram o techno minimal, com influencias electro, deep, dub e o experimentalismo electronico. Influênciado por artistas como Ricardo Villalobos, Luciano Lawrence, Alex smoke lança-se defenitivamente com o album "Incommunicado" envolto em atmosferas misteriosas, melancólicas sendo perceptivel as diferentes influênçias que nos transporta ao longo do album para varios estados de alma.
Em "Don't see the point", um tema bastante deep minimal, com uma linha melodica muito suave a contrastar com uma linha de baixo mais "suja" e uma voz robotizada apoiada em frases retumbantes com uma alusão, em tom de critica, á sociedade em que vivemos. Tema que foi inclusive apresentado por John Digweed num dos shows dele na kiss100.
Outro tema que sobressai é sem duvida "6am", um tema mais break-beat muito envolvente, em constante mutação com um excelente riff de guitarra com um acompanhamento muito sublime de piano num progressivo elevar de tensão que "cai" apenas ao som da guitarra e do piano.
Outro tema de excelente construção é o "lost in sound", com uma parte ritmica mais mais solida, onde uma melodia crescente leva o ouvinte a uma viagem por tonalidades mais acid, sem nunca descuidar a parte ritmica sempre muito presente.
Neste album encontramos tambem um trabalho já lançado em 2004 "chicca wappa", que conta neste cd com um ‘Mejor Edit’, um tema bastante "musculado", muito melodico e com uns strings com influências orientais que preenchem na totalidade a faixa!
Sem duvida que estou perante mais um "visionário" da musica electrónica, e de mais um grande album de 2005!
9/10
G0tsoul?*

Sem comentários: