Starflower

terça-feira, novembro 04, 2008

Q-Tip - The Renaissance

O rapper e produtor norte-americano Jonathan Davis, mais conheçido por Q-Tip ou The Abstract ou mesmo pelo grupo A Tribe Called Quest onde iniciou a sua carreia musical ao lado de Ali Shaheed, Jarobi White e Phife Dawg e mais tarde com colaborações de J.Dilla e Mos Def, foi o grande responsavél pela produção de temas essencias como "buggin Out", "Jazz" ou mesmo "keep it Rollin" entre outras faixas intemporais que assinou sob o conceito A Tribe Called Quest.
Em 1999 Q-Tip inicia uma nova etapa na sua carreira musical com o lançamento do álbum "Amplified" com a preciosa colaboração de J.Dilla.
Nove anos após o primeiro álbum a solo de Q-tip, e em pleno dia de eleições nos Estado Unidos, é lançado hoje o segundo registo a solo de Q-Tip intitulado "The Renaissance". Não obstante da simbologia da data escolhida para o lançamento, "The Renaissance" remete-nos para um movimento cultural liderado por artistas afro-americanos após a primeira guerra mundial que foi dado o nome de "The Harlem Renaissance". O orgulho africano e a luta contra o preconceito foi a força deste movimento que se expressou atravéz das artes plásticas, da música e na literatura em plena Cidade de New York.
Neste segundo registo a solo de Q-tip a maioria dos temas foram produzidos pelo próprio, e as várias participações que o álbum recebeu encontramos personalidades ligadas ao universo soul e Jazz, Raphael Saadiq, Amanda Diva,D'angelo e Norah Jones sendo Q-Tip o único rapper a rimar em todo o alinhamento.
Um disco muito aguardado que certamente não irá defraudar as expectativas mais elevadas, isto quando o melhor produtor e o melhor rapper da actualidade dão pelo mesmo nome Q-TIP!

Sem comentários: